terça-feira, 29 de outubro de 2013

I Reunião Anual de Avaliação e Planejamento Participativo PBA KAYAPÓ

Entre os dias 16 e 18 deste mês cerca de 60 lideranças de mais de vinte e cinco aldeias Mebengokré estiveram reunidas na Casa Familiar Rural de Tucumã para discutir e planejar as ações a serem desenvolvidas pelo PBA Kayapó no ano de 2014. 

O Plano Básico Ambiental Kayapó é requisito fundamental para a instalação e funcionamento do empreendimento minerador de Onça Puma, da empresa VALE, localizado operacionalmente no município de Ourilândia do Norte. 

Assembleia discutindo as ações do PBA para 2014

 O documento foi discutido e construído ao longo de oito anos, com sua aprovação final pela FUNAI neste ano de 2013. Imediatamente após a aprovação, a VALE agendou esta primeira reunião para planejar as ações que devem ser desenvolvidas com os recursos do Plano.

De acordo com os cinco programas que compõem o PBA Kayapó, em 2014 serão desenvolvidas as seguintes atividades: 

FISCALIZAÇÃO E MONITORAMENTO - oficina de diagnóstico de ameaças à TI Kayapó; EDUCAÇÃO - início do módulo de formação de professores, com uma turma de 50 alunos;
CULTURA - implantação de uma loja para comercialização de artefatos da cultura material Mebengokré na cidade de Tucumã;
INICIATIVAS COMUNITÁRIAS - implantação de 12 projetos comunitários em 12 aldeias;
OBRAS - construção da Casa de Apoio de Ourilândia do Norte (em 2015);

Participação das lideranças durante a reunião


Os projetos e ações serão executados pela Associação Floresta Protegida e foi instituído um Comitê de Acompanhamento que, trimestralmente, acompanhará o andamento e fiscalizará as atividades executadas. Este Comitê é composto por cinco representantes indígenas, um representante da empresa VALE, um membro da Associação Floresta Protegida e um representante da FUNAI - CR Kayapó Sul do Pará.

O PBA Kayapó tem duração inicial de 10 anos e contempla a mitigação de impactos indiretos às comunidades Mebengokré. São contempladas no PBA atualmente 24 comunidades, sendo 23 da TI Kayapó e 01 da TI Mekrangnotire. A expectativa e demanda das comunidades é que haja a inclusão de 08 novas aldeias.

Membros do Comitê de Acompanhamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir conosco!

Os comentários passam por moderação. Por favor identifique-se corretamente e participe respeitosa e cordialmente do blog.