quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dia do Índio: muitos dias para comemorar!


O Dia do Índio é uma das datas mais importantes para os Mebengokré/Kayapó, por isso a data é comemorada todos os anos, cada vez com mais festa e alegria.

A aldeia Turedjam realizou pelo segundo ano a Festa do Dia do Índio, que ocorreu de 18 a 21 desto mês. A comunidade recebeu os parentes de outras 10 aldeias, reunindo mais de 300 visitantes, totalizando aproximadamente 700 pessoas.




Nos quatro dias de festa a programação foi rica e diversificada. A abertura ocorreu no dia 18 durante a noite e recebeu dezenas de convidados Kuben, os não indígenas que fizeram questão de prestigiar a festa. Dentre os visitantes estava o Prefeito de Ourilândia do Norte, senhor Maguila, acompanhado pela presença da ilustre deputada estadual Bernadete Ten caten, além da vice-prefeita e dos secretários de diversas pastas. Também prestigiaram a abertura o Coordenador do Polo de Saúde Indígena do município, senhor Raimundo Vicente Filho e o representante da Associação Floresta Protegida, Eduardo Carvalho.




A grande atração da noite foi o show do cantor indígena Bepdjyre Kayapó, vindo diretamente da aldeia Kabaú, município de Novo Progresso. Bepdjyre é uma unanimidade em todas as comunidades e seu show foi aguardado com grande expectativa por todos os presentes. Encerrando a noite se apresentou também o cantor indígena Mokuká Kayapó, da aldeia Moikarakô.

Nos demais dias ocorreram disputas esportivas de diversas modalidades, além de danças e cantos tradicionais. Atividades paralelas realizadas com escolas do município de Ourilândia também reforçaram a importância da data, especialmente para dirimir preconceitos e promover a valorização da cultua indígena na região.
No sábado foi realizada uma oficina de pintura tradicional, com escolha da pintura mais apreciada por caciques e convidados, além da escolha da miss da festa e mais uma noite de shows com os cantores convidados.

O município de São Félix do Xingu também realizou sua tradicional Semana dos Povos Indígenas, reunindo as nove aldeias de seu território. A cidade de Redenção também realizou, pelo primeiro ano, uma programação especial para lembrar e fortalecer a data. Além destas festas maiores, as comemorações também ocorrem nas aldeias menores e mais isoladas, afinal a data é querida e lembrada por todos.


As festas são momentos únicos de confraternização e união, além do fortalecimento das práticas culturais envolvidas e valorização da identidade indígena. 

Por entender a importância desses momentos para as comunidades Mebengokré, a CR Kayapó Sul do Pará atuou de diferentes formas para possibilitar às comunidades a celebração da data. Seja em projetos socioeducativos, presença nos eventos ou no apoio logístico aos mesmos, os servidores se fizeram presentes e contribuíram para que o Dia do Índio seja, a cada ano, ainda mais especial e grandioso, assim como se torna para as comunidades Mebengokré.

Sem dúvida todos os desafios para que tais apoios sejam garantidos se tornam válidos quando a beleza desta etnia encanta a todos e mostra porque é uma das culturas mais fortes e ricas do Brasil.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir conosco!

Os comentários passam por moderação. Por favor identifique-se corretamente e participe respeitosa e cordialmente do blog.